quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Formas de corrosão

Oi pesssoal!Vocês sabiam que existem várias formas de corrosão? Acho que isso contribui para o questionamento anterior, se existe direfença entre oxidação e corrosão.

A corrosão pode manifestar-se de várias formas. Algumas sao mais freqüentes que outras, e a ocorrência depende muito do ambiente e dos processos usados. Algumas formas de corrosão são:

Corrosão pelo ar: a maioria doa metais tende a se combinar com o oxigênio do ar, produzindo os respectivos óxidos. Não considerando a ação de vapores contidos no ar (de água, atc.), esse processo se dá de forma lenta para o ferro em temperaturas usuais de ambientes.

Entretanto, em alguna metais como o alumínio a corrosão é rápida, mas acontece o fenômeno da apassivação, ou seja, a camada de óxido formada na superfície isola o oxigênio e impede a continuação do processo.

A presença de vapor d’água acelera a corrosão e ainda mais se esse vapores contém substâncias agressivas como sais ou ácidos. Ocorre em ambientes industriais e locais próximos ao mar.A prevenção e o combate à corrosão dependem de cada caso. Métodos comuns são, por exemplo, uso de tintas protetoras, tratamentos superficiais como niquelagem e cromagem. É evidente que em alguns casos pode ser viável o uso de materiais mais adequados. Exemplo: alumínio ou plástico no lugar do aço.

Corrosão por ação direta: ocorre em casos em que o metal está diretamente em contato com substâncias que o atacam. É comum também em processos industriais. Exemplos: soluções químicas, sais ou outros metais fundidos, atmosferas agressivas em fornos, etc. A prevenção e controle são específicos e cada caso.

Corrosão biológica: ocorre em situações em que os microorganismos também podem provocar corrosão em metais. Isso é particularmante importante em indústrias alimentícias e sinilares.

Corrosão galvânica: é provavelmente o tipo mais cmum, porque a corrosão em função da água quase sempre se deve ao processo galvânico. Alguns casos típicos são reservatórios, tubulações ou estruturas exopostas ao tempo, submersas ou subterrâneas. Nessas condições, há presença, constante ou não, de água, favorecendo a formação de células galvânicas.

Referências bibliográficas:

http://www.mspc.eng.br/tecdiv/corr_110.stml

Nenhum comentário: