segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A proteção de uma superfície metálica contra a corrosão: galvanização

Um procediemento posssível para proteger o ferro da corrosão em ambientes nos quais esteja exposto à agua e ao gás oxigênio é a galvanização. Galvanizar o ferro ou o aço consiste em revesti-los com zinco metálico,como se fosse uma fina película de tinta, para evitar sua corrosão.

O zinco foi escolhido por ser um redutor mais forte que o ferro. Vejamos:

Zn 2+ (aq) + 2 e- ↔ Zn(s) E° = -0,76V

Fe 2+ (aq) + 2 e- ↔ Fe(s) E° = -0,44V

O zinco reveste a superfície do ferro impedindo seu contato como ar úmido ou com a água que contém oxigênio. Esse zinco também atua, com relação ao do ferro, como se fosse um ânodo de uma pilha.

Se o ferro galvanizado fosse “riscado” e exposto ao ar e à umidadde, ele estaria sujeito a ser oxidado a Fe2+. Este seria imediataente reduzido a ferro pelo zinco, impedindo o apareciemento da ferrugem.

Zn(s) + Fe 2+ (aq )→ Fe(s) + Zn 2+ (aq)

Porém, com o zinco tem mais facilidade para se oxidar que o ferro (pois tem menor potencial de redução), ele tende a se oxidar preferencialmente, mesmo que o ferro esteja exposto. Em outras palavras, se a película protetetora de zinco for danificada e o ferro estiver exposto, o zinco atuará como metal de sacrifício, ou seja, um metal propositalmente colocado em contato com o ferro para que seja oxidado em lugar dele, preservando-o.

Referências bibliográficas

PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); Canto, Eduardo leite do. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna, 2006

Nenhum comentário: