sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O que poderíamos fazer para evitar a corrosão de alguns tipos de metais?

Um dos processos de corrosão mais comuns é a oxidação do ferro. Do ponto de vista econômico, esse processo é muito importante. Estima-se que cerca de 20% do ferro produzido anualmente sejam usados para substituir peças que foram inutilizadas pela ação da ferrugem.

Umas das formas de evitar ou diminuir a corrosão é revestir o material de ferro com uma camada protetora que evite seu contato com o oxigênio e a água. Isso pode ser feito aplicando-se uma camada de polímero (tinta à base de solvente orgânico), o que ocorre em automóveis e em eletrodomésticos como geladeira, em que esta é pintada com um esmalte. Também pode ser aplicado outro metal como estanho, zinco ou crômio, sendo utilizado, por exemplo, em torneiras e acessórios metálicos para banheiro.

A folha de aço usada nas latas para bebidas ou alimentos é revestida por películas de estanho, seja pela imersão em estanho fundido, seja por galvanoplastia. O estanho protege o ferro desde que a película seja contínua.

Outra maneira de proteção é associar ao ferro um metal que seja mais reativo do que ele, como o zinco ou o magnésio. Esse metal sofrerá oxidação antes do ferro, protegendo-o assim. Os dutos de óleo ou de gás que trabalham enterrados no solo são protegidos dessa forma (geralmente com anodo de sacrifício de magnésio). Bem como os motores de embarcações e cascos de navio (geralmente usando o zinco como metal de sacrifício).

Referências bibliográficas

SANTOS, Wildson; MÓL, Gerson (coord.). Química e Sociedade. São Paulo: Nova Geração, 2005.

http://pe360graus.globo.com/educacao360/colunaLerX.asp?columnId=&articleId=744

Nenhum comentário: